Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis e a Perspectiva Social dos Resíduos Sólidos Urbanos

Maria Zanin, Carolina Valente Santos e José Antonio Guevara García (Organizadores)

Brasil e México: duas realidades distintas no que se refere a atuação de catadoras(es) de resíduos recicláveis são tratadas neste livro, resultado de parceria entre Universidad Autónoma de Tlaxcala, México, e a Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Algumas perguntas, que inquietaram os autores, direcionam os capítulos, como: existem políticas públicas ou leis mexicanas e brasileiras que contemplem a atuação de catadoras(es)? De que maneira a trajetória do movimento das catadoras(es) promoveu mecanismos para uma maior valorização e reconhecimento do trabalho destes atores sociais no Brasil? Quais os níveis de organização das(os) catadoras(es) no México e no Brasil e porque estas(es) trabalhadoras(es) mexicanas(os) ainda não alcançaram níveis de organização mais elevados? Estas questões, entre outras apresentadas no decorrer dos capítulos, muitas ainda sem respostas, são analisadas e tratadas em experiências destas duas realidades do México e do Brasil.

Este livro tenta ser uma mistura conformada por experiências de análises e vivencias, as quais podem dar voz a esses personagens, sem perder o caráter acadêmico. Pode ser de interesse para especialistas, em busca de dados e respostas, mas também para leitores em geral interessados em olhar o mundo daqueles que vivem no lixo e nos resíduos.

31 Downloads
Detalhe interno de livro sobre Catadores

Siga-nos!