Universidade Brasileira no Século XXI
Desafios do presente
Valdemar Sguissardi
Os temas densos e tensos presentes em tais questões encontram neste livro de Valdemar Sguissardi a opinião de um respeitado estudioso brasileiro que acumulou intensa experiência na análise do ensino superior e de suas vicissitudes em tempos de noite escura que aguarda os sinais do dia claro.
Os estudos aqui reunidos oferecem subsídios preciosos para que o leitor interessado no tema da universidade e preocupado com seu futuro, neste século XXI que se inicia, possa valer-se do acervo rico de informações que Sguissardi nos oferece para ”buarquianamente” perguntar: “o que torna conservadora a obra da renovação?” No caso do ensino superior brasileiro, essa questão jamais poderia ser enfrentada sem os escritos desse grande especialista.
Prof. Marcos Cézar de Freitas
em seu prefácio à primeira edição.
O projeto gráfico e a diagramação desse ebook foram elaborados pela Diagrama Editorial.
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Veja também:
Future-se
Ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado
Neste livro, os autores tiveram como principal intenção entender o Future-se a partir de sua articulação com a legislação e as práticas hoje vigentes, e de fatores variados que, constituídos ao longo das últimas décadas, conduziram à formulação de uma proposta de reforma de natureza tal que, ao ver destes autores, traduz-se em severo ataque à autonomia universitária e em clara tentativa de sujeição das Federais à lógica do mercado.
Questões e tendências contemporâneas do capitalismo
desdobramentos para as políticas sociais e o Serviço Social
A publicação desta coletânea veio em boa hora. O lançamento de um livro ou coletânea acadêmica sempre pode ser considerado oportuno ao ampliar o conhecimento sobre os fenômenos analisados, além de evidenciar o esforço, individual ou coletivo, despendido em estudos e pesquisas. Esta coletânea, porém, contém dimensões que lhe conferem relevância especial para os estudiosos e pesquisadores das Ciências Sociais e, especialmente, para o Serviço Social, por várias razões.
A Coeducação entre Gerações
Este ensaio tem o objetivo de contribuir para os estudos que visem qualificar as práticas educativas ambientais, principalmente no ensino fundamental e médio, e para a educação ambiental popular, ao procurar subsidiar essas práticas e quem sabe animar novos encontros e processos dialógicos entre gerações, dentro e fora das escolas, sobre e para a sustentabilidade. Além de, porventura, fornecer elementos que de alguma forma se desdobrem em novas pesquisas acadêmicas afins, levando-se em conta a relevância temática e a necessidade de mais saberes a respeito das relações intergeracionais e suas potencialidades para uma real coeducação. E para fazer outros ensaios e publicações, por que não? É o desejo da autora.